Diante do que estamos vivenciando, o coronavírus, o bombardeio de informações nas mídias acabam gerando preocupação, medo, ansiedade, mas porque isso acontece?
Nós, seres humanos temos medo do que não conhecemos, resultado deste medo a ansiedade.
Ansiedade e Medo
Sabemos que ansiedade e o medo possuem um grande valor: o da sobrevivência, e para sobreviver devemos nos preparar e nos proteger, mas o que estamos vendo não é só questão de sobrevivência, as pessoas estão tão receosas, em pânico e acabam criando medos e ansiedades algumas vezes irreais, com isso vemos pessoas estocando e esvaziando supermercados, farmácia, gerando a escassez e este medo de faltar algo para a sobrevivência também traz medo e entramos neste ciclo de medos e ansiedades.
Estão errados ao agir assim? Talvez sim, talvez não. O mais prudente neste momento é manter a calma, quando estamos calmos, tranquilos conseguimos pensar e tomar atitudes mais certeiras, conseguimos planejar e prevenir.
Mas então, como que podemos aprender com o coronavírus e lidar com a ansiedade?
Abaixo listarei algumas dicas e informações para auxiliar você neste momento de surto de coronavírus.
• Aprenda a selecionar, filtrar informações, isso vale para as mídias também. Reserve apenas um momento de seu dia e de preferência fontes confiáveis, pense o quanto ela é útil para você e se essa informação vai te auxiliar, preocupação desnecessária leva a mais preocupação e isso só vai aumentar ainda mais o seu medo e sua ansiedade.
• Cuide-se, priorize o autocuidado, não entre em pânico, você pode começar dando o primeiro passo e este está ao seu alcance: mantenha sua higiene, lave bem as mãos, use álcool gel, ensine as pessoas que você ama. Estas atitudes de autocuidado são de extrema importância não só neste momento, mas sempre.
• Mantenha sua rotina! Coma alimentos saudáveis, durma o suficiente, faça coisas que gosta de fazer normalmente, como: ler, assistir uma série…e não se esqueça: priorize sua saúde mental.
• Converse sobre suas preocupações, seus medos, sentimentos com familiares, amigos e profissionais, eles poderão te apoiar e ajudar em maneiras para lidar com os desafios e receios deste momento.
• Reconheça seus sentimentos, ansiedade, medo, estresse podem aparecer, permita-se reconhecer, expressar e perceber o que está sentindo, você pode anotar esses sentimentos em um diário ou falar com um psicólogo.
• Siga as orientações profissionais, siga as recomendações da OMS, as orientações são realizadas por profissionais qualificados e essas recomendações servem de prevenção e proteção.
• Aceite que este é um momento que gera ansiedade e medo, e não há problema nenhum em reconhecer isso, pois se um ente querido tiver febre alta você irá ficar com medo e essa reação é normal, mas compreenda e reconheça que os riscos não afetam a todos igualmente, informe-se sobre os sintomas e grupos de risco.
• Seja gentil consigo e com as outras pessoas que podem estar se sentindo ansiosas, se você seguir todos esses passos, mas ainda assim achar que não foi suficiente ou que essas informações não ajudam, considere procurar ajuda profissional.
Izabel Estevam
CRP 06/125711
Atendimento Online e Presencial